terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Costura na Viagem: São Miguel do Gostoso, RN

São Miguel do Gostoso é o paraíso dos kitesurfistas
 

Município onde o vento faz a curva atrai europeus

Localizado na chamada "esquina do Brasil", onde literalmente o vento faz a curva e o litoral corre paralelo à linha do Equador, o município de São Miguel do Gostoso, a 110 quilômetros de Natal (RN), reúne em seu litoral a partir de agosto/setembro as maiores feras européias do kitesurf. Nessa época do ano, europeus em férias aproveitam os ventos favoráveis, fortes e constantes para fazer acrobacias sobre o mar e, ao mesmo tempo, curtir o sol e as lindas paisagens da graciosa cidade de 6 mil moradores. Segundo a secretária de Turismo de Gostoso, Nara Neri, a cidade vem atraindo também muitos kitesurfistas brasileiros e praticantes de windsurf. A Prefeitura local já pensa até em criar uma competição oficial de kitesurf em Gostoso.
 

São Miguel do Gostoso tem várias opções de hospedagem, entre elas a Pousada dos Ponteiros, que é a mais charmosa da região e localiza-se na praia de Maceió, uma das quatro que formam a Enseada das Baleias. Com preços bem acessíveis, ela oferece oito chalés de frente para o mar que acomodam confortavelmente até quatro pessoas, e mais seis chalés recuados, integrados a um jardim tropical próximo ao coqueiral onde despontam alguns ponteiros - coqueiros gigantes, de até 30 metros de altura, que vistos do oceano servem de referência para os pescadores em busca de refúgio seguro.

Na Pousada dos Ponteiros há piscinas para adultos e crianças e o café da manhã é farto, com grande variedade de frutas e sucos regionais. Além disso, a pousada conta com um versátil Salão de Convivência que tanto pode ser utilizado para reuniões empresariais e pequenas convenções, como pode ser rapidamente transformado num espaço adequado para práticas alternativas - ioga, biodança e meditação, por exemplo. O excelente restaurante da pousada, o Balica, é especializado em culinária típica do Nordeste, com destaque para os pratos à base de frutos do mar.

Da pousada pode-se ir a pé até a praia de Tourinhos, um impressionante conjunto geológico de dunas petrificadas há 2,5 mil anos. A visita aos bancos de corais é outro passeio que vale a pena ser feito quando a maré está baixa. Ali dá para nadar à vontade, em segurança, e apreciar os coloridos corais por onde circulam peixes, estrelas do mar e outros espécimes marinhos.
 

Na praia de Santo Cristo, distante cerca de dois quilômetros da pousada, pode-se contratar aulas de kitesurf com instrutores gabaritados. Cada aula custa em torno de R$ 80,00 a hora e inclui o aluguel do equipamento.




Onde nós almoçamos:
 

Restaurante Mexicanos Petisqueira - Pé na areia

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Telefones úteis
Pousada dos Ponteiros - Enseada das Baleias, nº 1.000
fone (0xx) 84 3263-4007 / fax (0xx) 84 3263-4008
site:


Aeroporto Internacional Augusto Severo, Natal, RN: (84) 3087-1270/3087-1310


Pacotes turísticos:
CVC Viagens e Turismo
Fotos: Divulgação e arquivo próprio
Por Equipe Costura Nativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário