sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

***Costura na Viagem***: Itamambuca, SP

Como você definiria o paraíso?

Um grande amor, uma bela paisagem, o carro do ano, casa bonita, viagens... Muitos surfistas o definem com uma só palavra: ITAMAMBUCA.

Conhecida internacionalmente por seus torneios de surfe, a praia apresenta areia branca e solta (onde desemboca o rio Itamambuca), ondas fortes, prática de canoagem e muita paquera. É ótima para quem está solteiro e quer arrumar alguém ou quem já tem alguém e quer apenas curtir um belo pôr-do-sol. Os jovens se reúnem em grupos e vão com a “galera” curtir o que a praia tem de melhor. Já as famílias, que também aparecem por lá, podem levar as crianças para conhecer os caranguejos azuis, facilmente encontrados em um trecho da praia, no mangue.


Onde fica?
Itamambuca está localizada a 12 km ao norte do centro de Ubatuba (cerca de 20 minutos), e é uma das mais disputadas da região. Porém, na época de chuvas é aconselhável escolher outro destino, já que a estrada (caminho para a areia) está bastante esburacada. Os aventureiros que quiserem se arriscar precisarão de bons amortecedores!


História
Tudo começou com um loteamento de luxo, a partir daí muitos paulistanos com o objetivo de “fugir” do stress de São Paulo construíram suas casas e pousadas, que fazem a alegria de quem decide conhecer a praia. Bem próximo às ruas que ficam as pousadas há um agradável restaurante que oferece pizza e comida japonesa, com música ao vivo durante toda a noite, bem no estilo praiano. Pode-se encontrar também mercearias e restaurante fast-food. 


Onde ficar?

O hotel mais conhecido é o Itamambuca Eco Resort, que além de chalés também tem camping. Já quem prefere algo mais rústico e romântico pode escolher a Pousada Ascalom. De noite, no caminho para a pousada se vê vagalumes (se chegar à noite leve lanternas pois a rua da pousada é pouco iluminada) e consegue-se dormir ao som de todos os tipos de insetos, além do cheiro de mato que agrada aos amantes da natureza. Para os habitantes da “selva de pedra” este é um aspecto muito interessante... Quem não quer gastar muito tem o Camping Tio Gato, onde você pode escolher entre tem com chuveiro quente ou montar sua barraca e aproveitar a vida simples.

Prepare-se (caso não pegue chuva), para ver muitas estrelas no céu, estradinhas de terra, mar forte, gente bonita e “zen”, caranguejos no mangue e o Rio Itamambuca, que é muito gostoso e.... gelado!!

Onde Comer: No vilarejo tem algumas pizzarias e restaurantes, caso queira mais opções, o jeito é pegar o carro e dar um pulo em Ubatuba.

Como ir
De carro, Itamambuca está localizada a 12 km ao norte do centro de Ubatuba (cerca de 20 minutos). A melhor forma de chegar para quem não quer ir de carro e parte de São Paulo é pegar o ônibus da companhia Reunidas no Terminal Rodoviário Tietê, sentido Paraty-Angra e pedir para o motorista parar em frente ao Condomínio Itamambuca.

Fotos: Arquivo pessoal

Equipe Costura Nativa



Nenhum comentário:

Postar um comentário