quinta-feira, 18 de abril de 2013

***Costura na Viagem***: Caminho das Missões, RS

O Caminho das Missões é uma viagem para dentro das lições de história aprendidas na escola

Com o intuito de catequizar os índios guaranis, a serviço da Coroa Espanhola, cerca de 30 missões jesuíticas foram implantadas no século XVII nas terras que hoje pertencem ao Brasil, Argentina e Paraguai. Essas terras ficaram conhecidas como Sete Povos das Missões, formando cidades. Em 1750, quando foram transferidas aos Portugueses pelo Tratado de Madrid, iniciou-se a Guerra Guaranítica (1754-1756), resultando no massacre dos índios e as missões(ou reduções) entraram em decadência. Restaram apenas quatro delas em território brasileiro:São Nicolau, São João Batista, São Lourenço e São Miguel. Esta última é a redução jesuítica em ruínas mais bem conservada e estruturada para visitação, e é a única das Missões brasileiras reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial.


O Projeto Caminho das Missões, que ocorre no Rio Grande do Sul foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, realizado entre França e Espanha. É um roteiro turístico que objetiva o conhecimento da história missioneira e da própria formação do Rio Grande do Sul, e propõe uma caminhada por trilhas que eram percorridas por índios e padres jesuítas num trajeto que ligava os antigos povoados missioneiros no passado.

Pode-se percorrer 180 km em 7 dias, 130 km em 5 dias ou 78km em 3 dias. Todos os trajetos têm como destino o município de Santo Ângelo, e os locais de partidas podem ser São Nicolau, São Luiz Gonzaga ou São Miguel das Missões.

O Caminho das Missões é uma iniciativa que considera o aproveitamento dos aspectos ambientais, da infra-estrutura, e das características específicas de cada localidade que o roteiro atravessa, valorizando os ambientes rurais do Rio Grande do Sul. No final do percurso, o andarilho participa da Missa da Terra Sem Males, do espanhol Pedro Casaldáliga, que representa a chegada ao Caminho das Missões e uma reflexão sobre a contribuição da cultura dos povos indígenas na formação de toda a América. O evento ajuda a reforçar o sentido místico, religioso e cultural do trajeto, de extrema importância histórica.

Conhecer a Região das Missões é mergulhar em um mundo onde a terra está envolta por uma magia a quase 400 anos, é reviver a chegada dos primeiros padres jesuítas da Companhia de Jesus, em 1609, que vieram com a incumbência de converter os índios guaranis à fé cristã. O sangue destes índios ainda está presente da linguagem, nas lendas, na medicina de ervas. Estas raízes da cultura gaúcha realimentam a arte, como a literatura, o cinema, as canções...

Além de tudo, neste mundo tão estressante, onde os problemas as vezes acabam sendo criados por nós mesmos, em nossas mentes confusas e perturbadas pelos eventos corriqueiros do dia-a-dia, nada melhor do que caminhar, refletir sobre nossas ações e deixar a alma limpa e leve, para enfrentar novamente essa vida maluca em que vivemos. Se esse caminho ainda for regado a tantas informações interessantes sobre o passado do nosso Brasil, melhor ainda, voltaremos também mais cultos e teremos assuntos diversificados para conversar com nossos companheiros de trabalho, amigos e com nossa família.

Onde Ficar:Pousada das MissõesR. São Nicolau, 601 - São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul - Brasil
Tel:(055) 3381-1202
Para saber como fazer o roteiro, ligue (055) 3312-9632
Para gastar menos, há o roteiro do Albergues da Juventude

(www.albergues.com.br)

Fotos: Henrique Chagas e Francine Mohr
 
Por Polyana Bocalon - Equipe Costura Nativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário