
O Projeto Caminho das Missões, que ocorre no Rio Grande do Sul foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, realizado entre França e Espanha. É um roteiro turístico que objetiva o conhecimento da história missioneira e da própria formação do Rio Grande do Sul, e propõe uma caminhada por trilhas que eram percorridas por índios e padres jesuítas num trajeto que ligava os antigos povoados missioneiros no passado.

O Caminho das Missões é uma iniciativa que considera o aproveitamento dos aspectos ambientais, da infra-estrutura, e das características específicas de cada localidade que o roteiro atravessa, valorizando os ambientes rurais do Rio Grande do Sul. No final do percurso, o andarilho participa da Missa da Terra Sem Males, do espanhol Pedro Casaldáliga, que representa a chegada ao Caminho das Missões e uma reflexão sobre a contribuição da cultura dos povos indígenas na formação de toda a América. O evento ajuda a reforçar o sentido místico, religioso e cultural do trajeto, de extrema importância histórica.

Além de tudo, neste mundo tão estressante, onde os problemas as vezes acabam sendo criados por nós mesmos, em nossas mentes confusas e perturbadas pelos eventos corriqueiros do dia-a-dia, nada melhor do que caminhar, refletir sobre nossas ações e deixar a alma limpa e leve, para enfrentar novamente essa vida maluca em que vivemos. Se esse caminho ainda for regado a tantas informações interessantes sobre o passado do nosso Brasil, melhor ainda, voltaremos também mais cultos e teremos assuntos diversificados para conversar com nossos companheiros de trabalho, amigos e com nossa família.
Onde Ficar:Pousada das MissõesR. São Nicolau, 601 - São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul - Brasil
Tel:(055) 3381-1202
Para saber como fazer o roteiro, ligue (055) 3312-9632
Para gastar menos, há o roteiro do Albergues da Juventude
Para saber como fazer o roteiro, ligue (055) 3312-9632
Para gastar menos, há o roteiro do Albergues da Juventude
Fotos: Henrique Chagas e Francine Mohr
Por Polyana Bocalon - Equipe Costura Nativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário