quinta-feira, 21 de março de 2013

***Costura na Viagem***: Trilha dos Inconfidentes, MG

Mergulhar no passado, sentir o clima maravilhoso da região de Minas Gerais e ainda curtir uma boa aventura é o objetivo de quem percorre a Trilha dos Inconfidentes



A criação

A idéia do Circuito surgiu no Primeiro Fórum de Turismo Rural, que ocorreu em 1998, em Belo Horizonte, durante o Multiminas. Até hoje muitos eventos já ocorreram, tais como a “Primeira Cavalgada Histórica na Trilha dos Inconfidentes”, com a participação de cerca de 300 cavaleiros e a realização do “Caminho dos Engenhos & Estrada Real”.

Criada no ano de 2000, a Trilha dos Inconfidentes tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento regional, tendo, no momento, seu principal diferencial que é o turismo histórico/cultural. As regiões do Estado de Minas Gerais são lembradas principalmente, por este aspecto. Portanto, esta trilha que passa por 16 cidades é um grande passo para que toda a região seja visitada por turistas e amantes do charme mineirinho.

Cidades que fazem parte:
Os interessados em fazer o percurso irão se surpreender com as belezas encantadoras de cada cidade pertencente ao Circuito, que são: Tiradentes, São João Del Rei, Barbacena, Entre Rios de Minas, Barroso, Dores do Campo, Santa Cruz de Minas, Prados, Ritápolis, Lagoa Dourada, São Tiago, Resende Costa, Conceição da Barra de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, e Coronel Xavier Chaves.

Onde tudo começou
Segundo a história, esta trilha era usada para os Inconfidentes se deslocarem sem serem percebidos. Ela segue margeando a Serra de São José, e é formada por caminhos estreitos por dentro da mata.
O que antes a Coroa chamava de “traidores”, estes, os Inconfidentes, hoje ser Inconfidente é sinônimo de liberdade, de luta. Passar pelas ruas onde circulava o ouro, que era achado em todo canto de Minas, as mercadorias, os homens e seus ideais é, com certeza, viajar ao passado e captar todo essa essência que circula a região. É entrar nestes sonhos que os Inconfidentes tinham de se libertarem dos modos de vida que se submetiam; é sentir o clima de sacrifício e amor à vida no ar.

Opções para todos e recomendações:

Atente-se em usar um tênis confortável, levar uma mochila com alimentos, água, roupa de frio se caso esfriar e outras coisas que achar necessário, sem sobrecarregar suas costas. Durante todo o percurso há pousadas e restaurantes aconchegantes, para que possa fazer uma pausa. Se quiser pode também se divertir andando à cavalo ou se refrescando nas belas cachoeiras, como a do Bom Retiro, em Santa Cruz de Minas. Para os mais radicais, as opções são off-road, rafting e mountain-bike.
 
Para saber mais, há sites especializados, como o Descubra Minas (www.descubraminas.com.br) e o da Estrada Real (http://www.estradareal.org.br/)
 
Por Polyana Bocalon - Equipe Costura Nativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário